,

Ms uma lei de autoria do vereador Umbelino Junior (PPS), foi sancionada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. Desta vez, a lei Nº 6.419/2018 que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão, que por lei deverá ser realizada na primeira semana do mês de outubro, com o objetivo de ampliar a informação sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção, incentivar a busca pelo diagnóstico, tratamento dos pacientes e combater o preconceito que cerca a depressão.

Durante a “Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão”, será dada ampla divulgação ao assunto, principalmente no meio estudantil, além de ações educativas, fóruns, campanhas, simpósios e outras medidas necessárias.

O autor da lei, vereador Umbelino Junior afirma que a “Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão”, irá colaborar para que o assunto seja tratado cada vez mais com seriedade. “Acredito que nossa lei irá fortalecer para uma atuação mais eficaz do poder público que poderá firmar convênios com entidades da sociedade civil organizada e de iniciativa privada, com o objetivo de promover ações relacionadas ao assunto. Depressão é uma doença muita séria e infelizmente, muitos não dão a atenção devida”, declarou o parlamentar.

DADOS:

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos. No total, 5,8% da população tem depressão, um total de 11,5 milhões de brasileiros.

Os especialistas afirmam que a depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse, gerando angústia, algumas vezes sem motivo evidente. O transtorno psiquiátrico necessita de avaliação e tratamento de um profissional.

Deixe Seu Comentário